Quantcast
Channel: Vida Económica
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3145

Lucros da Mota-Engil com crescimento de 31%

$
0
0
Os lucros do grupo Mota-Engil atingiram 50 milhões de euros no terceiro trimestre de 2014, um crescimento de 31% face a igual período de 2013. No acumulado dos nove primeiros meses de 2014, o volume de negócios da construtora registou um crescimento de 7,6%, atingindo os 1789 milhões de euros. “Este aumento deve-se, essencialmente, à excelente performance fora da Europa, nomeadamente em África (mais 19%) e na América Latina (mais 24%)”, refere a nota de imprensa.
No que diz respeito à rentabilidade operacional, o EBITDA registou um aumento de 18%, situando-se nos 313 milhões de Euros, enquanto o EBIT cresceu 11%, alcançando os 195 milhões de euros.
“Apesar do crescimento acentuado ao longo dos últimos trimestres (e do consequente consumo de carteira), o grupo conseguiu neste ultimo trimestre aumentar a sua carteira de encomendas para valores inéditos, atingindo 4,4 mil milhões de euros”, refere o comunicado do grupo. Os valores apresentados não incluem qualquer montante relacionado com o contrato assinado na obra dos Camarões e Congo (2,6 mil milhões de euros), o maior na história do grupo Mota-Engil.
 
África representa quase metade da atividade

Na Europa, o grupo teve uma queda no seu volume de negócios de 11% para um total de 649 milhões de euros. Quanto à rentabilidade operacional obtida na região, verificou-se a manutenção da margem de EBITDA nos 10,6%.
A atividade em África, região que representa, a setembro, 47% da atividade total do grupo e 69% do seu EBITDA, registou um aumento de 19% para valores recorde de 840 milhões de euros de volume de negócios em apenas nove meses.
Quanto ao EBITDA, a região apresentou um valor de 217 milhões de euros. Deste modo, a rentabilidade operacional e uma margem que nos coloca como uma “best in class” ao nível das maiores construtoras que atuam no continente africano.
No que diz respeito à América Latina, região que representa já 21% da atividade do grupo, o volume de negócios ascendeu, no mesmo período em análise, a 375 milhões, o que representa um crescimento de cerca de 24% face a idêntico período do ano passado.
O forte crescimento do México e do Brasil tem permitido continuar a reforçar o peso da região no total do grupo e a sua crescente diversificação geográfica, de negócio e no tipo de projetos. Destaca-se, em função das mais recentes adjudicações obtidas na região, que o grupo Mota-Engil detém, a setembro, uma carteira inédita na região de dois mil milhões de euros.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 3145

Trending Articles